No dia 17 de março, na ESPM-Rio, aconteceu o Experience Day, um evento em que os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar as etapas de um trabalho de coleta, análise de dados e planejamento voltados para a elaboração de uma estratégia de marketing de uma marca. E a marca escolhida foi o mais recente filme da Disney e Marvel, o Pantera Negra.

Reunidos em torno de quase 2 milhões de publicações coletadas no Twitter, durante as 3 semanas anteriores, os participantes desse estudo de caso puderam entender a relação entre o monitoramento de mídias sociais, a ciência de dados, a inteligência de marketing e a elaboração de um planejamento estratégico de marketing com aplicação da metodologia de design thinking. Os professores Marcelo Alves, Carlos Morim, Elisabeth Gomes, Eduardo França, Fabio Tardin e eu apresentamos as técnicas e as etapas de desenvolvimento de uma análise voltada para a interpretação e a descoberta de insights a partir das conversas e publicações de perfis no Twitter que mencionaram o filme, os personagens, os atores, as cenas, as críticas, as reações do público etc. Do planejamento para a coleta de publicações através do monitoramento, passando pela elaboração de scripts para a coleta e a automatização de dashboards, a utilização da linguagem R, até o desenvolvimento de possíveis novos produtos oriundos de oportunidades de negócio identificadas na análise, os participantes do evento puderam ver mais de perto a dinâmica, as ferramentas e as habilidades necessárias para que os profissionais de Marketing, nos dias de hoje, sejam capazes de lidar com novos desafios de negócios das marcas.

Em uma dashboard, o Marcelo apresentou dados sobre o volume de tweets, a quantidade de perfis, os horários em que as pessoas mais falavam sobre o filme, de onde eram essas pessoas, as hashtags mais populares, os principais publicadores,  uma cloud tag para análise com mineração de texto, entre tantos outros dados interessantes que podem ser analisados dentro de contextos que permitam gerar informações relevantes para tomada de decisões. Nós produzimos um material que explica bem a análise desse caso, mostra as etapas de desenvolvimento desse trabalho, as ferramentas e alguns dos principais resultados. Você pode ter acesso a esse material clicando aqui.

Veja a dashboard com todos esses dados:

dashboard pantera negra

E aqui o grafo gerado a partir da análise da rede de palavras sobre as menções coletadas:

rede de palavras espm

E você, já conhecia essas técnicas para coleta, análise de dados e planejamento de Marketing? É importante manter-se atualizado, pesquisar sobre como descobrir oportunidades a partir das menções das pessoas às marcas, produtos, serviços, negócios etc. usando o potencial do volume de dados produzidos pelos seus públicos de interesse nas mídias sociais. As marcas precisam olhar para o que acontece fora dos seus departamentos, precisam observar e acompanhar os públicos na internet para descobrir sobre o que falam, quando falam, o que falam e de que maneira podem orientar seus esforços de marketing aproveitando essas conversas e trocas nas mídias sociais. Chegar ao público com seu produto no momento e no local adequados é importante, assim como as possibilidades de aprender coisas novas sobre esses públicos são inúmeras, basta planejamento, método e capacidade para colocar em prática as habilidades da ciência de dados, que ajuda a orientar a organização e a tomada de decisões diante desses cenários.