Atuando na área há pouco mais de cinco anos, poderia contar diversas histórias – muitas até trágicas – de situações em que as pessoas em agências e empresas tentaram fazer o monitoramento de mídias sociais e acabaram se metendo em um grande problema. Tudo por falta de planejamento, porque ainda tem muita gente achando que monitorar é “pegar tudo da internet”. Se você quiser um conselho de alguém que já tem certa experiência na área, anote aí: sem planejamento você não vai chegar a lugar nenhum!

Mas como assim? É preciso planejar o monitoramento? Com absoluta certeza! E mais: estudar também seria bastante recomendado! Por isso quero deixar aqui uma recomendação: o livro Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais, lançado em novembro passado e organizado pelo Tarcízio Silva e o Max Stabile, ambos diretores do IBPAD.

Não bastasse o IBPAD ser hoje uma das maiores e mais confiáveis referências para o mercado quando se fala de pesquisa e análise de dados na internet, eles ainda organizaram um livro recheado de capítulos escritos por profissionais e pesquisadores de altíssimo nível. E melhor: disponível para download gratuito!

Mercado de Inteligência em Mídias Sociais; Gestão de Crises em Mídias Sociais; Etnografia em Mídias Sociais; Influenciadores; Jornalismo de dados no Brasil – esses são alguns capítulos da obra que merece entrar para sua lista de leitura e sua coleção entre as referências na área. O diferencial desse livro é que ele consegue unir o meio acadêmico e o mercado e apontar caminhos para o futuro das áreas de pesquisa e análise de dados na internet, sob a perspectiva de pessoas que estão fazendo acontecer agora.

A gente sabe que qualquer livro que se intitule como “definitivo” para marketing digital nos dias de hoje estará fadado à obsolescência em pouquíssimo tempo, tamanha a velocidade com que as tecnologias se transformam. Porém, esse livro não veio para ser definitivo, ele existe para nos ajudar a entender e observar as inúmeras oportunidades de pesquisa, trabalho, análise, novas disciplinas, novas profissões que estão aí, de frente para nós, esperando serem abraçadas para nos ajudar a crescer profissionalmente. E crescendo poderemos ajudar marcas, empresas e organizações a crescerem juntos, com metodologia e inovação. Pegue aqui o link e aproveite bastante a leitura!